Ata da fundação do Patronato Irmãos Dantas
“Aos vinte e quatro dias do mês de Fevereiro do ano corrente de mil novecentos e cinqüenta e três, a cidade de Piracuruca, do estado do Piauí, recebeu com entusiasmo cristão, sete religiosas da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, acompanhadas de sua benemérita superiora-geral Madre Teresa Machado. Esta alma de incansável zelo pela glória de Deus, empreendera esta fundação confiando às suas filhas os destinos de uma nova casa, nesta cidade, accedendo assim a um convite do zeloso vigário, Revmo. Monsenhor Benedito Cantuária de Almeida e Sousa que em circunstancias melindrosas se dirigira a Congregação Diocesana das Filhas de Santa Teresa de Jesus, fundada na cidade do Crato, do Estado do Ceará...
As religiosas eram esperadas por regular número de fieis, tendo à frente o incansável vigário, que num gesto de bondade fraternal acolheu-as carinhosamente levando-as em primeiro lugar à Matriz..
Após um ligeiro repouso, o Reverendíssimo Monsenhor espôs as religiosas os problemas de sua paróquia, capazes de solução pela cooperação das Irmãs, frizando o ponto principal: que deviam continuar o movimento de ensino intelectual e profissional, como já há dois anos funcionava independente de qualquer auxilio de assistência pública... Enfim, sem nenhum protocolo de etiquetas, fez o vigário, a entrega da aludida Instituição às religiosas Filhas de Santa Teresa. Em prosseguimento, as irmãs acompanhadas da criançada e Associações Religiosas da paróquia e elementos de destaque da sociedade local, previamente convidados, se dirigiram ao Patronato. Ali chegando, realizou-se a cerimônia, com a bênção da capelinha provisória e demais apartamentos reformados na memorável casa, concluindo com a benção do Santíssimo Sacramento.”